mercredi, février 22, 2006

As chaves!

Ontem à noite fui ver um concerto a Fundação Gulbenkian, aqui em Paris: um recital de piano de um jovem pianista que, por sinal, gostei muito!
Depois de um bom jantar italiano cheguei a casa ja passava de meia noite, e pensei Vou ver o correio!, começo a procurar as chaves e nada.... Esqueci-me delas!!!!!

A horas ja tardias ligo à minha salvadora: Mariju tou a minha porta sem chaves!!!!!, prontamente foi-me oferecido abrigo e parti em busca de um taxi (aquelas horas o metro ja estava quase a fechar e o bairro 18 era demasiado afastado para conseguir la chegar a tempo!).

Como não tinha dinheiro, tive de ir a uma caixa. Sendo que a conta portuguesa ainda não esta a zero, achei melhor utilizar o cartão português, marco o codigo...........

CODIGO ERRADO!

Que estupida, esse e o do telemovel! Marco outro.................

CODIGO ERRADO!

Para não ficar sem multibanco, utilizei o francês!

Apanho o taxi, digo a morada e vou absorta nos meus pensamentos Como sou anormal! Mas onde estão as chaves na OCDE ou dentro da casa? Enfim que besta!

Depois deste periodo de autoflagelação mental, comecei a ouvir a conversa do programa de radio...... La position..... Le vibrateur........
O Homem estava a ouvir um daqueles programas nocturnos sobre sexo, em que os ouvintes participam!

Isto não pode ser verdade, a passar à porta do Moulin Rouge à uma da manhã, sozinha com um taxista a ouvir programas estranhos!
O que mais se vai passar!?

Mas como tudo esta bem quando acaba bem, hoje à hora de almoço fui a casa, e apesar de não existir duplicado da chave, a Madame Xavier com a sua super chave mestra abriu a porta!

Espero bem não voltar a esquecer-me das chaves dentro de casa!

vendredi, février 17, 2006

A concierge!

A minha mãe acha que eu não cozinho (o que não esta muito longe da realidade, verdade seja dita!). Por este motivo mandou por correio a BIMBI, uma panela estilo Macgyver que faz tudo sozinha!!
Como a encomenda não chegou no dia certo, fui falar com a empregada do predio.
No meu francês macarronico eu tentei explicar que vinha uma ecomenda de Portugal e bla bla bla..... A sra vira-se e pergunta: e de que nacionalidade? Portuguesa!
Disse as palavras magicas!
A Madame Xavier, ja de camisa de noite e ropão, meias grossas e chinelos, convidou-me para entrar e começou-me a contar a historia dela e do marido, da Madeira e de Bragança....
Desde então tem sido um simpatia!
O que não vale ser portuguesa em Paris ;)

jeudi, février 16, 2006

Emigrantes...

Em resposta ao comentario da Zé, é verdade que o nome do blog deveria ser MAIS UMA portuguesa em Paris!
O meu contacto com os outros portugueses começou logo no primeiro dia: cheguei no dia das eleições e à tarde acompanhei a Mariju ao consulado para ela ir votar, ouvi falar aquela lingua mesclada de "Jean Pierre attends ici um bocadinho...".
Segunda-feira vim trabalhar e na Delegação Portuguesa, como não era de estranhar, são todos portugeses...
A primeira vez que fui comprar pão numa Boulangerie ao pé do meu estudio, os donos eram tugas.... A minha concierge é da Ilha da Madeira...

Enfim vim fazer contacto REALMENTE para a segunda maior cidade portuguesa!!!

mercredi, février 15, 2006

E tudo começou...


Esta é a minha quarta semana aqui em Paris e até agora tem sido tudo muito bom!
Estive até à semana passada na casa de uma amiga, OBRIGADA MARIJU, mas agora ja tenho um pequeno estudio de 20 metros quadrados numa zona bastante agradavel, perto do Sena e do Blvd Saint Germain.

Tenho tido bastante trabalho, mas não é muito certo (dias em que quase nem respiro e outros com pouquito o que fazer!!!)
Quanto a minha vida cultural, sim porque estou em Paris!!!!!, ha a destacar uma ida a L'Opera Garnier para ir ver um espectaculo de William Forsythe... Foi mesmo muito bom...