mercredi, mars 15, 2006

CPE

O Contrat Première Embauche (CPE) é uma nova legislação laboral francesa, cujo objectivo seria diminuir o desemprego dos jovens. Na realidade, é uma medida de excessiva flexibilização e precarização do trabalho dos jovens.
Por este motivo, desde o mês passado, tem havido manifestações estudantis quase todos os dias.
No ultimo sabado passei em frente à Sorbonne e la estava um pequeno grupo de jovens (entre 100 e 200), e um conjunto de não menos de 40 carros da policia, na sua maioria carrinhas da policia de choque. (E necessario ter em consideração que Sarkozy, ministro do interior, deve achar que a França é um estado policial!)
Achei que esta ia ser a minha experiência destas
manifestações, mas enganei-me!
Ontem à noite, quando voltava do cinema, a sair do metro, encontro largas dezenas de policias de choque em formato de carapaça de tartaruga, com escudos e cacetetes em punho!
Que é isto???? Ah a Universidade de Jussieu!!!
A praça estava vazia, mas a rua que vai para minha casa tinha um grupo de pessoas bastante grande, a andar a passo muito rapido. Começo a caminhar e a olhar para o que se passava, de repente todos começam a correr, estudantes e policias.
Mesmo à porta de minha casa os jovens começam a trepar os muros e a subir escadas de obras, a policia atras a tentar derrubar os tapumes metalicos que ha à volta....
Estavam a ocupar Paris VII....
Achei que era um momento que valia a pena fotografar, mas so tinha o telemovel, de quaquer forma experimentei!
Um rapaz que estava na rua falou comigo:
Estas a fazer turismo revolucionario?
Não, eu so moro aqui!
Assim vão as aventuras desta emigrante...

Aucun commentaire: