vendredi, juillet 28, 2006

jeudi, juillet 27, 2006

Balanço!

Tento escrever um balanço deste meio ano aqui em Paris. Não está fácil. Já escrevi e apaguei várias vezes. Tenho a certeza que é positivo.
Mas porquê?
Será que é pelo que cresci, ou pela independência que ganhei? Ou então pelo que aprendi? Mas aprender, não é crescer?
Será que é pelo que vivi, espectáculos a que fui, fins da tarde ao sol, noites na favela, conversas ao jantar?
Mas, e as pessoas que conheci, não é por elas que esta experiência está a ser tão positiva?
Na realidade vim trabalhar, então não será pela qualidade do estágio, das reuniões e seminários em que participio que me sinto bem aqui?
E lados negativos? Não há nada a correr pior?
Os momentos em que apetece estar no jardim à conversa com a mãe, os jantares de milas e de família, os passeios na marginal de Leça com o pai e nas pedras do corgo com a manela, a vontade de comer umas papas na casa da avó, o mar, a praia... nada disto conta? As saudades de Casa não contam?
Só consigo dizer que gosto de estar em Paris. Sinto-me muito bem. Não quero voltar (definitivamente) nos próximos tempos.
Mas sim, sinto saudades.

Os posts que não escrevi!

Nas últimas semanas tenho tido uma vida bastante activa, aqui vai um pequenino sumário:
  • Concertos: John Zorn 'Acoustic Masada' em Gand no festival do "Blue Note"; Keith Jarret no Bois de Vincennes (concerto à tarde, num jardim. Parece-me que alguém de Serralves veio cá para se inspirar para o "Jazz no Parque")
  • Fui à praia... à Holanda. Era uma praia de areia branca, com dunas. O mar tinha poucas ondas e era quente. De qualquer forma houve momentos em que pensei que estava na praia da "sacor" (com direito a nortada e tudo!)
  • Futebol: como já tinha dito, assisti à derrota de Portugal em Paris, confesso que ouvir as comemorações, as apitadelas, os gritos entusiásticos foi duro, muito duro!
  • Visita do Diogo Brito. Apesar de só ter estado aqui 2 dias foi muito bom recebê-lo. Fui ao Sacré Coeur pela primeira vez, almocei no Palais Tokyo... Volta quando quiseres!
  • Canicule. Nome francês para o calor insuportável que se tem feito sentir. O facto do meu gabinete não ter ar condicionado e de, nos últimos 15 dias, terem estado mais de 30 graus dentro do escritório provocou uma quebra séria na minha produtividade.

Acho que "abordei" os pontos essenciais. Quanto a fotos, quando estiver em casa, no meu computador, publico-as.

vendredi, juillet 07, 2006

Assustei-me...

Estou cá há 166 dias, parto dentro de 119!

lundi, juillet 03, 2006

O mundial!

Como já referi várias vezes aqui no Blog, não tenho dúvidas que Paris é uma grande cidade portuguesa...
Assisti ao jogo com a Holanda num café português. Ao contrário do que aconteceu com a maioria dos outros contactos espalhados pelo mundo, eu vi o jogo rodeada de tugas!
Foi uma experiência inesquecível, para o bom e para o mau. Ao mesmo tempo que me senti mais portuguesa do que nunca, compreendi porque é que a nossa imagem na Europa é tão má (berros, gritos, insultos, agressividade...).
Mas o que interessou foi o resultado e as grandes comemorações nos Champs Elisées...
E agora, depois da Inglaterra, espero sinceramente que ganhemos aos franceses, mesmo muito sinceramente!