jeudi, avril 13, 2006

A laverie!

Como alguns devem saber, não tenho maquina de lavar a roupa...Por este motivo todas as semanas tenho de me deslocar a um laverie libre service, a 5 minutos da minha casinha.
As custas destas minhas estadias tenho enfrentado situações bastantes surreais, aqui vão elas:
  • Um sem abrigo achou que eu tinha tanta roupa para lavar e secar que me ofereceu as suas ultimas moedas para eu utilizar, agradeci mas, cordialmente, recusei!
  • Dois sem abrigos, que secavam os seus sacos cama (estava um dia de chuva), estiveram a beber cerveja e champanhe durante a hora em que la fiquei (aqui até os homeless são finos). A acrescentar que os acompanhava um cão muito mal cheiroso!
  • Enquanto lia o meu livro calmamente...entrou um alcoolico, sentou-se ao meu lado e ficou a olhar para mim durante algum tempo.
  • Na minha ultima ida estava um senhor a cantar com os seus headfones nos ouvidos, e cada vez que eu me mexia, olhava fixamente e cantava mais alto! (entretanto chegou o dono da laverie, mais um português, e disse-me que ele era maluco, como se eu ainda não tivesse reparado!!!!!)

Estou a começar equacionar encontrar outro sitio para lavar a minha roupa!

dimanche, avril 09, 2006

A primeira viagem!


No fim de semana de 24/26 de Março fiz a minha primeira viagem desde que vim para Paris.
Fui a Bruxelas passar o fim de semana, obrigada Francisco por me teres acolhido!
Aqui ficam algumas fotos....


jeudi, avril 06, 2006

Diferenças culturais, ou será de cultura?

Todos os dias passo mais de 20 minutos no metro e... reolvi tornar-me francesa!
Imagino que se estejam a questionar o que é isso de tornar-me francesa....ser antipàtica e empurrar as pessoas no cais para entrar? não tomar banho de manhã para poupar tempo? andar maquilhadissima às 8.30?
Nada disso....Faço-me acompanhar por um livro!
Grande parte das pessoas que me acompanha todas as manhãs na viagem pendular estão a ler. Se é verdade que algumas delas lêm o jornal disponivel nas estações, outras lêm livros... Mas não são literatura "barata", do género Margarida Rebelo Pinto, são desde Balzac, Beauvoir, Flaubert....
Ao pé de minha casa ha imensas livrarias, com bastantes clientes e livros de bolso muito economicos! Fico contente por me aperceber que, pelo menos aqui, os hàbitos de leitura não se perderam...
Para não me sentir desenquadrada, ando ler O Retrato de Dorian Gray e The End of Poverty.
De notar que, desde que estou aqui, jà li 5 livros, e agora estou com 3 ao mesmo tempo (One year in the Merde fica para casa, afinal não quero dar mau aspecto!).