jeudi, avril 06, 2006

Diferenças culturais, ou será de cultura?

Todos os dias passo mais de 20 minutos no metro e... reolvi tornar-me francesa!
Imagino que se estejam a questionar o que é isso de tornar-me francesa....ser antipàtica e empurrar as pessoas no cais para entrar? não tomar banho de manhã para poupar tempo? andar maquilhadissima às 8.30?
Nada disso....Faço-me acompanhar por um livro!
Grande parte das pessoas que me acompanha todas as manhãs na viagem pendular estão a ler. Se é verdade que algumas delas lêm o jornal disponivel nas estações, outras lêm livros... Mas não são literatura "barata", do género Margarida Rebelo Pinto, são desde Balzac, Beauvoir, Flaubert....
Ao pé de minha casa ha imensas livrarias, com bastantes clientes e livros de bolso muito economicos! Fico contente por me aperceber que, pelo menos aqui, os hàbitos de leitura não se perderam...
Para não me sentir desenquadrada, ando ler O Retrato de Dorian Gray e The End of Poverty.
De notar que, desde que estou aqui, jà li 5 livros, e agora estou com 3 ao mesmo tempo (One year in the Merde fica para casa, afinal não quero dar mau aspecto!).

7 commentaires:

Anonyme a dit…

achei imensa piada ao teu post! tb eu ando sp com um livro na carteira. e claro...sessoes de esplanada ao sol a ler é comigo e com a miss xana! um bjinhos

a dit…

mas já lês em frances? eu ando sempre com o meu livrinho atrás... mas como mudo 3x de transporte acaba por nao dar muita pica... e tenho aproveitado é para dormir os minutinhos que faltaram ao sono!

Anonyme a dit…

mt bem! e viva o culto da leitura!
As escolhas literárias tb me parecem bem, pelo menos O retrato de Dorian Gray é excelente!
Qt ao título em francês fiquei curiosa...

Piqui a dit…

Não leio em frances, ainda!!!!
So em ingles ou portugues!
Da me mais um mes!

nuno a dit…

então e o Le Monde debaixo do braço? e a baguette debaixo do outro? hum?...

Anonyme a dit…

Nunca li tanto como quando tive em Barcelona e ia de comboio pra universidade... Na "Europa verdadeira" as pessoas lêem mais e tb andam mais de transportes públicos!!!
Acompanho-te na leitura do End of Poverty!!!
beijo grande

Piqui a dit…

As novas tecnologias tiram parte do encanto...o le monde lê-se na intenet!
Quanto à baguete: de manhã prefiro Pain au lait sucrée....