samedi, juin 03, 2006

Gostei...

"Não conheço muita gente, gente da minha idade, que leia, apesar de uma educação tradicional. Porquê? Porque ler implica um esforço: de atenção, de inteligência, de memória. Ler é uma actividade e a nossa cultura é quase inteiramente passiva. A televisão, o DVD, a música popular ou a conversa de computador não exigem nada, deixam a pessoa num repouso imperturbado e bovino. Mudar isto equivale a mudar o mundo"

Vasco Pulido Valente, PÚBLICO, 3-6-2006

6 commentaires:

Mãos à Arte a dit…

Também gostei, vamos lá a ver se traz frutos

Mãos à Arte a dit…

Desculpa, faltaram os beijos :)

Anonyme a dit…

permitam-me discordar pq ler e' igualmente uma actividade passiva!! a unica coisa q e' preciso fazer e' mudar a pagina (q grd workout! uff uff!).

senao, para ler ou ver televisao:
- tenho que estar quieto.
- tenho que estar a olhar para uma unica coisa.
- tenho que consumir ideias que outra pessoa pensou por nos. so' tenho de as digerir!

e ler... todos leem pelo menos as legendas na televisao!

mais, e' preciso estar-se igualmente atento num filme como num livro policial, por exemplo!

o q ele queria dizer mas nao conseguiu foi que ha conteudos mais interessantes/relevantes/importantes do q outros.

beijos para Paris!

BP7 a dit…

discordo totalmente do artigo... e obviamente concordo com o comment anterior... Nao penso que apenas e so por preferir filmes ou musica a ler sou mais ou menos do que ninguem... Alem de que ler livros por si so, nao transforma ninguem no proximo einstein...

Beijos dos USA miuda!!!

Piqui a dit…

Gosto de polémica!
~
Bruno, não é por leres que transformas no próximo Einstein, nem é por esse motivo que és ou deixas de ser alguém...
Agora tens de convir que é mais fácil, que exige muito menos de ti, veres um filme (claro que depende do filme João!) ou ver uma telenovela.

Obviamente que acho que o ponto do João está correcto, na televisão passam programas que te enriquecem bem mais do que muitos livros. Contudo, mesmo os bons programas, já trataram a informação por ti: por exemplo, durante meia hora de um documentário dão-te a informação essencial sobre um assunto; não tens de reflectir; não tens de te esforçar. Acho que era aí que ele queria chegar...

Anonyme a dit…

Pois eu nunca percebi qual é o interesse dos livros! Cá para mim, nao há nada como uma boa telenovela!Isso sim, é cultura!